domingo, 29 de agosto de 2010

Ajudando a quem precisa!


Priscila Zappelini
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. Para a realização de um transplante de medula óssea é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja 100%. A chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1:100.000!

Mais de 60% dos pacientes não possuem doadores na família e quando não há um doador aparentado a solução para o transplante é fazer a busca deste doador compatível entre os grupos étnicos representados na população( brancos/caucasianos, mulatos, cafuzos, índios, negros, orientais) cadastrada no banco de doadores de medula óssea. As chances de acharmos  um doador não aparentado dependem do grau de miscigenação dos indivíduos na população.

Portanto, quanto maior o número de representantes brasileiros cadastrados no banco, maiores serão as chances dos pacientes que aguardam seus doadores compatíveis!
Cadastre-se como um doador voluntário, esses pacientes dependem de nossa solidariedade!

Procedimentos necessários para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea:


Você precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
Não precisa estar em jejum e nem agendar o cadastro.

- Procure na sua cidade um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e cadastre-se!

- O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de  identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);

- Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);

- Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;

- Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;

- Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;

- Seu atual estado de saúde será então avaliado.
    Atenção: Ao se inscrever no REDOME, você não doará a medula de imediato. A amostra de sangue serve somente para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível, você será chamado para a realização de novos exames.

    Obs: Quando houver mudança de telefone ou endereço, é necessário comunicar a alteração, pois essa atitude facilitará sua localização em caso de compatibilidade com algum paciente.

    Um comentário:

    1. Adorei a campanha e acredito que são com gestos como estes que consegue-se mudar o mundo, e ajudar cada vez mais quem esta ao nossso lado.Parabéns a galera dem MKT e a todos os colaboradores pela grande iniciativa...

      ResponderExcluir

    (Para comentar : Basta clicar em Comentários e escrever é rapidinho)